O que é Payments as a Service?

Com o avanço dos pagamentos digitais e da presença cada vez maior do modelo omnichannel no varejo, soluções de pagamentos como serviço surgem a fim de controlar com mais facilidade as variadas formas de cobrança ofertadas ao cliente.
O que é Payments as a Service?
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Termos como Software as a Service (SaaS) e Bank as a Service (BaaS) já adquiriram certa popularidade no mundo das finanças. Contudo, em meio às novas tecnologias que a cada dia surgem na corrida pela digitalização, o Payments as a Service (PaaS) é mais uma ferramenta que chega para facilitar e agilizar os processos organizacionais.

Neste caso, especificamente no que se relaciona aos processos de pagamentos, já que como o próprio nome já diz, Payments as a Service significa, na tradução direta, Pagamentos como Serviço.

Na prática, trata-se de uma combinação de hardwares e softwares de computação em nuvem que possibilitam criar e implementar aplicativos para processar e controlar pagamentos com mais facilidade, seja em uma loja física ou virtual.

E o potencial do Payments as a Service é tão grande que, de acordo com um relatório da empresa de pesquisa Grand View Research, o tamanho do mercado global de pagamentos como serviço deve atingir US$ 25,7 bilhões até 2027.

Uma cifra, afirma a empresa, puxada pela demanda cada vez maior por métodos de pagamentos variados e transferências de dinheiro de forma rápida, mais barata e segura, assim como pela procura por plataformas baseadas em nuvem que permitem gerenciar maiores volumes de transações.

Como o serviço Payments as a Service funciona?

Ao combinar hardwares e softwares de computação em nuvem, o Payments as a Service se traduz em uma solução ou serviço que as empresas contratam para controlar os pagamentos, originários de variadas formas de cobrança.

Principalmente depois do avanço dos métodos de pagamentos digitais, com as empresas oferecendo possibilidades de pagamento ao cliente, tais como Pix, cartões de débito e crédito, carteiras digitais, cartões pré-pagos, QR Code, vale alimentação/refeição e dinheiro em espécie, e com a popularização do modelo omnichannel, que integra tanto o ambiente físico quanto o online.

Além disso, esse tipo de solução é modulável. Ou seja, oferece às organizações, não importa o porte ou ramo de atividade, funcionalidades que podem ser agregadas, podendo fazer o acompanhamento dos pagamentos conforme as necessidades específicas de cada negócio.

E por ser baseado em computação em nuvem, o Payments as a Service é facilmente implantado e a cobrança de taxas se dá somente sobre as transações recebidas. Em outras palavras, a empresa que implementa a solução não paga uma mensalidade fixa. Mensalmente, o serviço prestado é quantificado de acordo com as transações financeiras realizadas.

Por conta disso, as soluções de Payments as a Service se configuram como uma alternativa mais econômica e moderna aos hubs de pagamentos tradicionais, que envolvem várias tecnologias legadas, com implementação local e baseadas em lotes.

A saber, os sistemas de pagamentos em lotes são apontados com um grande obstáculo para a modernização de pagamentos, principalmente em um mercado de pagamentos em tempo real em rápida ascensão como o que se observa na atualidade.

Benefícios do Payments as a Service

Há uma variedade de benefícios que acompanham a adoção de soluções de Payments as a Service. Entre as principais vantagens estão:

  • Baixos custos para acessar tecnologia de ponta, afinal, os provedores de soluções de Payments as a Service são os proprietários do hardware e do software e, portanto, são responsáveis pela manutenção e atualização da infraestrutura de gerenciamento de pagamentos;
  • Soluções de pagamento escaláveis, pois as plataformas em nuvem conseguem gerar mais confiabilidade e capacidade para lidar com o uso de tráfego intenso. Como resultado, há pouca ou nenhuma chance de falhas nas transações, não importa quantos consumidores usem o serviço simultaneamente;
  • Melhor gerenciamento de conformidade. Isto porque os provedores de Payments as a Service costumam garantir que a solução esteja em conformidade com os regulamentos em nível regional, nacional e global. Além disso, eles também cuidam da atualização dos recursos de segurança para manter os dados de pagamentos seguros em um mundo digital;
  • Pagamentos mais rápidos, tendo em vista a forma como as soluções de pagamentos como serviço operam, facilitando o pagamento individual, em vez de processar pagamentos em lotes;
  • Acesso pela internet, tornando o dia a dia das organizações mais prático, com os funcionários podendo acessar e utilizar o serviço de qualquer localidade e com vários deles trabalhando ao mesmo tempo;
  • Controle de diversos métodos de pagamentos, simplificando os processos e ajudando a fidelizar a clientela ao oferecer várias formas de cobrança;
  • Cadeia de valor positiva para todos as partes envolvidas, possibilitando a criação e a adoção de modelos de negócios disruptivos de forma cada vez mais rápida.

Veja ainda:

Mercado de pagamentos: o que é e como funciona?

Digitalização dos pagamentos avança mesmo com retomada das compras presenciais

Buy now, pay later: a nova cara do crediário

Pagamentos digitais: a infraestrutura por trás do fenômeno que transformou o setor

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!