Plataformas de pagamentos se unem em defesa do meio ambiente com campanha digital

Ant Group e outras empresas de tecnologia e finanças se unem com especialistas para engajar 1 bilhão de consumidores ao redor do mundo em prol da defesa da biodiversidade e combate à mudança climática.
Data
Autor
Instituto Propague
Produto
Compartilhar

Uma coalizão entre plataformas de pagamentos e outras empresas de finanças digitais quer reforçar comportamentos sustentáveis em consumidores com campanhas em aplicativos ao redor do mundo.

A iniciativa parte da Green Digital Finance Alliance, uma rede de plataformas digitais, organizações internacionais e instituições financeiras em prol das finanças verdes, em parceria com a Finance for Biodiversity (F4B) Initiative.

Na campanha “Toda ação conta”, especialistas do clima vão compartilhar melhores práticas para uma rede de instituições de pagamentos, finanças digitais, serviços e e-commerce estimularem clientes a adotarem práticas positivas para a proteção do clima e da biodiversidade.

A campanha irá focar em modelos orientados à inovação e baseados na tecnologia, com o objetivo de motivar um bilhão de ativistas ao redor do mundo até 2025.

A Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Inger Andersen, saudou a iniciativa. “Ao embarcarmos na Década das Nações Unidas para a Restauração do Ecossistema, colocar as pessoas no centro da transição verde é fundamental”, afirma.

Iniciativa reúne plataformas de pagamentos digitais asiáticas com players tradicionais

A coalizão inclui plataformas de pagamentos digitais como o AliPay (Ant Group) na China, o GCash nas Filipinas e Paytm, provedor de pagamentos digitais na Índia. A maior parte dos membros está na região da Ásia Pacífico, embora a coalizão também conte com instituições na Europa e na África.

Na América Latina, nenhuma plataforma participou do lançamento da campanha.

Parceiros no lançamento da iniciativa Every Action Counts

mapa-01-1024x647

Pagamentos digitais pelo reflorestamento?

Um relatório publicado em junho de 2021 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas destaca que as grandes plataformas digitais em geral fazem uso mais eficiente da energia do que outras infraestruturas baseadas em legados tecnológicos mais antigos, além de sustentarem iniciativas para o clima e energia limpa nos países em desenvolvimento.

Parte das empresas na coalizão “Toda Ação Conta” já desenvolve alguma iniciativa de ativismo digital direcionada à mudança climática. O projeto GCash Forest, por exemplo, premia os usuários com plantio de árvores nativas em troca de ações que reduzem a emissão de gás carbônico no dia a dia.

Exemplos de tela do aplicativo Ant Forest.

Fonte: GDFA

Os incentivos são integrados com a plataforma de pagamentos digitais, de maneira gamificada. Assim, clientes ganham pontos ao pagar contas pelo app no lugar de se deslocar a uma agência e ao economizar dinheiro deixando-o na carteira digital, por exemplo. Os créditos positivos também podem ser obtidos trocando ônibus e carros por caminhadas e bicicleta, monitorados pelos aplicativos de saúde dos smartphones, como o Google Fit.

O Ant Forest é um projeto semelhante, associado ao superapp AliPay, e conta com 500 milhões de usuários na China. A Green Digital Finance Alliance estima que esse programa já tenha contribuído para a redução de 3 milhões de toneladas em emissões de CO2 devido a mudanças de comportamento, além de ter plantado mais de 100 milhões de árvores em menos de um ano.

| Confira também:

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!