Tornar as economias sustentáveis é cada vez mais uma necessidade internacional em meio ao agravamento da crise climática, evidenciado no mês de julho pelas enchentes que deixaram rastros de destruição física e social pela Europa.
A necessidade de respostas cada vez mais rápidas e ambiciosas para combater a mudança climática e se proteger de seus efeitos, já irreversíveis no curto prazo, demanda grande volume de financiamento para a transição para economias sustentáveis. Tudo isso tem sido apontado por autoridades, como Janet Yellen, do Federal Reserve (FED), e Christine Lagarde, do Banco Central Europeu (BCE), e foi reforçado pelas autoridades alemãs após as enchentes.
No Cashless dessa semana, explicamos porque é importante para a transição para economias sustentáveis que haja um fortalecimento do mercado de finanças verdes, falamos sobre o crescimento no volume de operações sustentáveis no mundo e no Brasil explorando quais instrumentos têm sido favorecidos, e comentamos possíveis tendências para o futuro próximo do tema.
Ouça o episódio no Spotify.
Apresentadores:
- Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto Propague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE
- Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia
Confira mais detalhes sobre o assunto na Carta Propague.